ASSOCIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL


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O QUE É EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL?



O termo "sustentabilidade" é habitualmente ligado à ecologia e proteção ambiental. Contudo, podemos aplicar o termo igualmente à economia (sustentável), agricultura (sustentável) e claro, à educação sustentável.
A educação sustentável é um conjunto de práticas em redor da educação infantil que visam o desenvolvimento para a cidadania, a valorização ambiental, o contato com materiais ecológicos em detrimento do plástico, a alimentação saudável e de reduzida pegada ecológica, assim como qualquer outra prática que vise a criação de uma sociedade mais humanista, progressista e em comunhão com o ambiente que a rodeia.



Pedagogia



Brinquedos de Madeira



Contacto com Natureza



Acompanhamento Individual



Baby Led Weaning



Educação Ecológica



Alimentação Vegetal



Suporte à Amamentação



A Pedagogia.



"A valorização e o reconhecimento da importância das relações interpessoais têm sido foco de estudo nas últimas décadas. Existem conhecimentos em torno da importância das experiências precoces nas crianças, ou seja, na relevância do desenvolvimento da primeira infância, na qualidade dos espaços no qual as relações acontecem. Nesta linha orientadora, o mais importante não são as atividades planeadas, mas sim as rotinas e os tempos de atividades livres. As crianças pequenas demonstram mais dificuldade de desenvolvimento em ambientes escolarizados, do que em contextos calorosos e atentos às suas necessidades individuais. As crianças precisam de atenção às suas necessidades físicas e psicológicas; uma relação com alguém em quem confiem; um ambiente seguro, saudável e adequado ao desenvolvimento; oportunidades para interagir com outras crianças; e liberdade para explorarem utilizando todos os sentidos. O ambiente deve proporcionar experiências que invistam na curiosidade e no desejo de aprender uma vez que as crianças vivenciam um período de mente absorvente consciente. Ou seja, as ações que realizam têm um propósito e são realizadas de forma consciente. É imprescindível que o ambiente promova a independência da criança, que faça com que a criança se sinta como uma parte importante da família e que favoreça a sua concentração."


Inês Ruivo, Educadora de Infância




A Madeira.



"Um bom brinquedo não brinca sozinho, não ofusca a imaginação, não tem pilhas e não é de plástico (salvo raríssimas excepções). Os brinquedos que fazem a diferença, precisam da criança para existir e são, na sua maioria, de madeira e abertos. Estes brinquedos de madeira promovem a prosperidade infantil e o seu florescimento num adulto saudável social, emocional, física e intelectualmente. Os brinquedos de madeira, para além de sustentáveis, são duráveis, são naturais e crescem com a criança, passando de pais para filhos, entre várias gerações. Ao falar de brinquedos de madeira e brinquedos de qualidade, torna-se necessário falar na importância do papel que têm no desenvolvimento infantil.

As crianças passam por várias fases de desenvolvimento e os primeiros contactos com os objectos é fundamental para o estímulo e crescimento saudável das crianças. A melhor forma de iniciar esse processo de apresentação ao mundo é através de materiais naturais e seguros, sem demasiados estímulos externos, que proporcione à criança um ambiente preparado para que possa sentir, tocar, explorar, observar, memorizar e questionar. Nada faz isso melhor do que um brinquedo de madeira. Simples assim. Nas diferentes idades, a criança explora, aprende e brinca de maneira diferente e um brinquedo de madeira, irá de encontro a estas necessidades.

Os brinquedos abertos e de madeira formam o cenário ideal para o desenvolvimento infantil; um ambiente em que a criança está no controlo da brincadeira, da sua imaginação, do seu aprendizado, da sua indagação, da sua descoberta e da sua criatividade, sem interferências. Brincar é uma parte essencial do crescimento saudável, da evolução e do processo de aprendizagem infantil."


Joana Paschoal, Bosque Feliz Brinquedos Educativos em Madeira



A Natureza.



"As oportunidades para brincar ao ar livre, em contacto com elementos naturais e em interação próxima com os outros e com o meio podem ser entendidas como direitos fundamentais das crianças “modernas”. O desenvolvimento de práticas educativas ao ar livre constitui-se como uma linha de atuação que pretende respeitar o ímpeto natural da criança para aprender e explorar, recorrendo-se ao brincar como forma de aceder a níveis de desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional cada vez mais complexos.


As práticas educativas ao ar livre vão para além de uma visão simplista, focada na importância de dar um tempo de recreio para que as crianças possam extravasar energias e esticar as pernas exigindo um trabalho contínuo de organização do espaço, no sentido de criar oportunidades de descoberta, exploração e desafio, e uma atenção permanente à ação da criança e às suas necessidades. Em suma, envolve compreender o exterior como um ambiente educativo valioso, saudável e promotor de uma ligação positiva com a natureza, a comunidade e o mundo em geral."


​Gabriela Bento, Organização Pedagógica dos Espaços Exteriores em Contextos Educativos



Individualidade.



"Os tempos mudam. As vontades mudam. As luas passam. O Homem e a Humanidade evoluem. Parece ser esta a ordem correta das coisas. Mas então, e a Educação? Como podemos nós ser educados exatamente da mesma forma como os nossos pais foram e os nossos filhos serão? Décadas nos separam a todos, mas e o resto? Importa repensar a escola. Importa envolver mais os pais e a comunidade no dia-a-dia da escola. Importa colocar o IGUAL VALOR na palavra de ordem daqueles que compõem a comunidade escolar. Importa respeitar os ritmos individuais de cada um. Importa respeitar/espicaçar o espírito de descoberta de quem aprende. Importa ter mais orientadores de aprendizagens e não “debitadores” de conhecimentos e ideias. Importa que nos importemos. Que definamos intenções claras do que pretendemos para o que está para vir, para os nossos filhos, para os filhos do futuro."


Susana Moreira, Professora e Orientadora Pedagógica de alunos em contexto de risco



Ecologia.



"A introdução para a sustentabilidade como uma componente integrada na educação dos nossos futuros adultos exige, desde muito cedo, um contacto directo com práticas e acções que aumentem a motivação para a aprendizagem, alimentando uma atitude cívica positiva no que toca à conservação do seu meio natural envolvente.

Integrado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável a Educação de Qualidade assume um papel fundamental que visa promover as habilidades necessárias para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, com o suporte de profissionais qualificados e instalações adequadas aos desafios modernos.

​Parabéns à WoodlandKids pelo seu contributo na direcção certa. "


Engenheiro do Ambiente Pedro Garrett - 2AdaPt e Rede Convergir



BLW.



"O Baby Led Weaning (BLW) é uma abordagem de introdução da alimentação complementar que se baseia na partilha. Partilha do mesmo espaço, do mesmo tempo e do mesmo tacho. Mais do que um método é uma forma de se estar perante a vida, a parentalidade e a educação dos nossos bebés e crianças. A hora da refeição deve ser um momento de convívio, boa disposição, tranquilidade e comunicação em família e na escola.

No BLW o bebé mostra sinais de que está preparado para adicionar novos alimentos além do leite materno ou equivalente. Não significa que o bebé deve ser desmamado, muito pelo contrário, o leite materno deve ser o principal alimento dos bebés no seu primeiro ano de vida. Mesmo os bebés que não são amamentados beneficiam desta abordagem e, neste caso, o leite artificial deverá constituir a principal fonte de nutrientes do primeiro ano de vida.

O BLW permite que os bebés cresçam com uma relação saudável com a comida. Um aspecto importante, em particular nos dias de hoje, em que a obesidade infantil atinge níveis dramáticos. Permite que o bebé utilize o seu desejo de explorar, de experimentar e de imitar as atividades dos outros. Assim, a criança define o ritmo de cada refeição e prepara-se para a transição para os sólidos da forma mais natural possível. Os bebés que comem sozinhos têm mais do que apenas o sabor do alimento para conhecer – experimentam também textura, cor, tamanho e forma.

Os grandes pilares do BLW são a autonomia, o respeito e a confiança com o grande objectivo de permitir a auto-regulação nos nossos bebés. Será um sonho tornado realidade que famílias e instituições educativas estejam de mãos dadas neste objectivo comum."

Marília Pereira, Enfermeira Especialista em Saúde Materna

Mentora do Projeto O Bebé Sabe - Escola de Pais



Alimentação.



"As instituições educativas que disponibilizam refeições vegetarianas completas, saborosas e equilibradas, incentivam as crianças, desde a mais tenra idade, a apreciar alimentos mais puros e naturais"


Gabriela Oliveira, Autora do livro Cozinha Vegetariana para Bebés



Amamentação.



"A Organização Mundial de Saúde preconiza a amamentação exclusiva até aos seis meses de idade da criança, devendo a mesma completar os sólidos com leite materno até pelo menos um ano de idade. Estas recomendações são baseadas na importância que o aleitamento materno tem para a saúde da criança, nomeadamente na prevenção de doenças do foro gastro-intestinal, respiratório e intolerâncias/alergias alimentares.

Ao prolongar a amamentação, os pais estão a dar mais saúde e bem-estar aos seus filhos. Contudo, com a introdução precoce das crianças nos berçários para que as mães regressem ao trabalho mais cedo, existe muita dificuldade para manter este processo a longo prazo, dado que exige um suporte bem estruturado na comunidade para as famílias que amamentam.

Os berçários podem ser uma estratégia vital no suporte da amamentação tardia, como suporte para as mães. Neste sentido, para que as mães possam manter a produção de leite e prossigam com o aleitamento materno, os berçários deverão estar equipados de recursos humanos e físicos dotados de conhecimento e materiais que ajudem estas famílias a prolongar o aleitamento materno. Desde espaços para as mães amamentarem, como formação sobre a conservação do leite materno e estratégias de administração do mesmo ao bebé."


Carmen Ferreira, Enfermeira Obstetra e criadora do projecto Bebé Saudável



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Com o apoio:



Avisos Legais



Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer a uma entidade de resolução alternativa de litígios de consumo: CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo. Para mais informações consultar: www.cniacc.pt ​


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